segunda-feira, 31 de maio de 2010

Sob o tema "O ensino deve favorecer a arte de agir" (E. Morin), a Jornada Estadual de Psicologia Escolar, foi brindada com mais que o conhecimento teórico/prático dos palestrantes, foi permeada pela paixão de cada um pelo que faz e pelo que estuda.
E este sentimento não vinha só das mesas redondas mas era compartilhado tb pelo público participante, constatando-se pelas participações orais, comentários e perguntas, pelos questionamentos por escrito e pelo clima no coffee break.
Antes de começar a Jornada, na noite de sexta-feira, uma psicóloga pediu-me informações sobre o curso de Formação em Psicologia Escolar (que em breve será especialização). E no final da msanhã de sábado, dia 29.05, chamou-me p/dizer, que após ter assistido as mesas até ali, entusiasmou-se tanto que certamente se inscreveria no curso. Pronto, estava contagiada.
Assim tb, o bom nº de pessoas que permaneceram até o fim, num início de noite de sábado, eram participantes interessadas, tão apaixonadas como as palestrantes.

3 comentários:

  1. A Jornada foi um sucesso. Estava tudo ótimo mesmo e todas as pessoas com quem fui elogiaram. Saí de lá com a sensação de ter acrescentado muito em minha formação. Parabéns!Cristine.

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  2. A jornada realizada pelo Cape foi um espaço que proporcionou aos estudantes, psicólogos, educadores uma possibilidade de dialogarmos e refletirmos sobre a educação. Como a psicologia se insere nesses espaços?
    O que foi provocante é que não ficamos pensando somente em especialismos: como eles podem dar conta desses espaços.
    Assim, não podemos esquecer que é na escola que tudo se passa, ali há um cruzamento social de culturas, dos modos como pensamos a educação e ainda mais, de como as crianças e jovens respondem aos nossos modos.
    È uma bela provocação pensar esse espaço escolar como algo que surge de toda uma complexa realidade na qual estamos inseridos.
    Realmente, foi desse modo que eu senti a jornada, como se estivéssemos tecendo caminhos e descobertas em torno do fazer docente. Inventando e experimentando formas de se educar.
    Por isso, me senti tocada pelos diálogos e mesmo não conhecendo o cape, ali me senti
    convocada para essas discussões, dando passagem a novos olhares e possibilidades de ação dentro da escola.
    Parabéns a todos pela bela jornada!

    Danielle Braga

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  3. Tenho muito respeito pelo CAPE, por conta de quem está a sua frente. Vivien, grata pela possibilidade de engendrar a educação e a saúde no diálogo entre professores e psicólogos. Espaços que aproximam, que possibilitam, que envolvem e que favorecem as nossas práticas. Desde já a espera da próxima, com carinho, Cheila

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